domingo, 7 de junho de 2009

Domingo de Ramos


Denomina-se por Domingo de Ramos o domingo que antecede a Páscoa.
Algumas pessoas têm por hábito levar um ramo à missa. Estes ramos são compostos de oliveira, loureiro, alecrim e depois enfeitados quer com goivos quer com flores variadas. Os ramos são benzidos e depois guardados para serem queimados em dia de tempestades e trovoada.
Antigamente os ramos eram colhidos na véspera. Actualmente os ramos são colhidos e enfeitados no próprio dia mas mesmo assim não deixa de ser um Domingo festejado com muita fé.

Quinta feira santa

É na Quinta-feira santa que se costuma fazer a Procissão dos Passos, procissão que passa pelas ruas da aldeia, à noite, cantando a canção da paixão.
Esta procissão apesar de acolher ainda muitas pessoas, não tem os contornos de antigamente, já que, depois da procissão era costume um grupo raparigas, depois de rezarem sete Padres-Nossos e sete Avé-Marias, percorrerem as ruas por onde tinham passado a procissão, visitando os ”Paços” e não podendo olhar para trás. Os rapazes gozavam com elas e nas esquinas das ruas distraiam-nas para que estas olhassem para trás e assim recomeçassem de novo todo o caminho.