quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Banco Alimentar bate recorde de dádivas


Banco Alimentar bate recorde de dádivas.
A solidariedade da Beira Interior permitiu angariar ajuda para cerca de quatro mil pessoas. Nunca, aqui, foram doados tantos alimentos

A SOLIDARIEDADE não tem rosto, mas tem peso. E a solidariedade da região pesa muito... exactamente 45.183 quilos de alimentos recolhidos este fim-de-semana pelos voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) junto de superfícies comerciais dos concelhos de Belmonte, Covilhã (Tortosendo), Fundão, Guarda, Seia, Gouveia e Sabugal.

Estas 45 toneladas marcaram também, à 16.ª campanha, o recorde das dávidas ao banco alimentar. Foram mais cinco toneladas em relação à campanha de Natal de 2008. Paulo Pinheiro, um dos responsáveis por esta estrutura de solidariedade, destaca esta “generosidade em tempos de crise”, onde as pessoas sentem “que têm que se pôr a pensar nos outros, porque vêem que à volta as coisas estão muito más”.

As doações não fugiram muito ao standard, também traduzido aos pedidos feitos pelo banco alimentar da região, mas com uma ressalva “havia mais enlatados de peixe, que é um produto particularmente caro”. De resto, as habituais presenças em grande quantidade de massa, arroz, leite, salsichas, cereais, bolachas, feijão, azeite e óleo.

Os alimentos recolhidos e armazenados por cerca de 300 voluntários irão agora ser distribuídos pela população carenciada da região através de 40 instituições de solidariedade social que os farão chegar a cerca de quatro mil pessoas, muitas delas crianças.

Esta iniciativa do Banco Alimentar da Cova da Beira integrou uma acção nacional de todos os Bancos Alimentares Contra a Fome, que recolheram no último fim-de-semana um total de 2.498 toneladas de géneros alimentares junto de 1323 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu. A quantidade agora recolhida supera largamente os números da que foi realizada em Novembro de 2008, ano em que foram recolhidas 1.908 toneladas. Este ano as dádivas aumentaram 31 por cento.

Retirado do site: Jornal do Fundão