sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Instituto Jesus Maria José ( Uma mão Solidária )

Instituto Jesus Maria José de Dominguiso.


O Instituto Jesus Maria José foi Fundado pela Bem Aventurada Rita Amada de Jesus a 24 de Setembro de 1880.Madre Rita nasceu na aldeia de Casalmendinho Freguesia de Ribafeita Viseu Portugal. A Escola de Nazaré foi a fonte da sua Espiritualidade. Tinha como Carisma o Zelo Apostólico sob a forma concreta de Apelo á Conversão. Sua Missão dirige-se sobretudo para as crianças mais desfavorecidas, os jovens e as famílias carentes de conversão. Neste momento suas filhas encontram-se, em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Paraguai, Peru, Bolívia.

O Centro Social Jesus Maria José é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) com a sua Sede em Viseu.

O Centro Social Jesus Maria José do Dominguiso – Covilhã, pertence ao Instituto Jesus Maria José, que tem a sua sede em Ovar. Este Centro situa-se entre as cidades da Covilhã e do Fundão e cerca de 3 km do Tortozendo, zona geograficamente constituída pelo Vale do Zêzere. Tem uma população cerca de 2.000 pessoas. O Dominguiso está inserido numa zona predominantemente industrial. A população activa desloca-se para as fábricas da região: Tortozendo, Covilhã e Fundão.

O Centro Social Jesus Maria José do Dominguiso – Covilhã, é uma construção antiga, brasonada e classificada de valor histórico concelhio. Não é um edifício muito grande, é de alvenaria centenária com 1° e 2° andar, tendo 496 m2 de dependência e 261 m2 de Jardim e recreio. Tem 9 divisões no 1° andar e 11 no 2° andar.

A Valência de ATL, funciona no rés-do-chão no mesmo edifício da Creche, é composto por 4 salas, uma, de acolhimento e entrega das crianças. Aí vêem televisão, fazem jogos livres e orientados. Serve ainda para as crianças fazerem ginástica, expressão corporal e movimento.

O ATL, tem 3 salas de actividades um espaço de recreio, com uma parte coberta. As salas têm equipamento e material pedagógico, adequado ao interesse das crianças. Há um refeitório com capacidade para 50 crianças. A cozinha é comum para todas as valências. Tem ainda 2 instalações sanitárias, podendo ser uma para meninas e outra para meninos. Para o pessoal, existe instalações sanitárias com vestiário, junto à cozinha. Possui ainda, a secretaria com duas divisões; umas delas com computadores para as crianças desta valência, na outra, atendem-se os pais sempre que necessitem. A Valência de Creche, funciona no 1° andar com o grupo com as idades de 4 meses até cerca de um ano e meio, chamada a Creche 1, no rés-do-chão funciona a Creche 2 com as idades cerca de um ano e meio até aos 3 anos, no mesmo edifício do ATL – Actividades dos Tempos Livres. A Creche 1 é composta por 2 salas, e um berçário, tem ainda a uma sala de higiene e uma copa e um espaço de recreio. A Creche 2 é composta por 2 salas, uma, de acolhimento e entrega das crianças, comum ao ATL. Aí vêem televisão, fazem jogos livres e orientados. Serve ainda para as crianças fazerem ginástica, expressão corporal e movimento, há ainda um espaço de recreio, com uma parte coberta. As salas têm equipamento e material pedagógico, adequado às idades e interesse das crianças. Há um refeitório com capacidade para 50 crianças.

DESTINATÁRIOS:

Creche com a idade de 4 meses aos 2 anos Componente Social – Prolongamento da Pré-Primária ATL – Actividades dos Tempos Livres

OBJECTIVOS:

Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afectiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global) Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada crianças) Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detectadas.

MEIOS PARA ATINGIR OS OBJECTIVOS:

Para além do Projecto Educativo, anualmente o Centro elabora o Calendário de Actividades e o Plano Pedagógico a partir de um tema a ser trabalhado ao longo do ano em todas as Valências: Creche, Jardim-de-infância e ATL. A responsável pedagógica elabora o Plano de Sala, de acordo com a idade das crianças tendo por base o tema seleccionado.

Com estas características podemos ver que o Centro não é muito grande no seu aspecto físico, mas mesmo assim com estas pequenas instalações, podemos dizer que este centro tem sido uma mais valia e um bem essencial para as nossas crianças da nossa aldeia e também para as crianças que vêm de outras localidades vizinhas, e não podemos deixar de salientar a ajuda dada aos mais necessitados da nossa aldeia que tem sido ajudados pelo Centro, aqui deixo a todas as Irmãs e Funcionárias um bem Haja a todos, pelo enorme esforço, trabalho e dedicação que até aqui tem sido feito um muito obrigado a todos.