sábado, 4 de julho de 2009

Contributo para a despolição do rio Zêzere



ETAR da Grande Covilhã inagurada hojeContributo para a despolição do rio Zêzere
A Câmara da Covilhã inaugura hoje a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que representa um investimento global de 19 milhões de euros, anunciou a autarquia. A infra-estrutura, instalada na freguesia da Boidobra, vai tratar diariamente cerca de 11.500 metros cúbicos de águas residuais, abrangendo uma população de 75 mil habitantes. Com a entrada em funcionamento, “o concelho alcança parâmetros europeus de qualidade ambiental”, refere a autarquia em comunicado. “Trata-se do último equipamento que faltava para dotar a cidade e as freguesias com o tratamento global de águas residuais, domésticas e industriais” para “assegurar sustentadamente a despoluição do Zêzere e das ribeiras do concelho”, sublinha.
A exploração e gestão dos serviços públicos municipais de tratamento e rejeição de efluentes do concelho da Covilhã foram concessionados pela autarquia à ADS - Águas da Serra, SA, empresa em que a Câmara tem participação.
De acordo com números da autarquia, nos últimos dez anos, entre investimento público e privado, a aposta no tratamento de águas rondou os 50 milhões de euros - sendo que a rede de abastecimento “chega a 100 por cento das residências do concelho”.
A inauguração da nova ETAR está marcada para hoje, às 19:00
Noticia retirada do site: Kaminhos Magazine.