terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Nota Informativa - Externato Nossa Senhora dos Remédios


Nota Informativa - Externato Nossa Senhora dos Remédios (Tortosendo - Covilhã)


Realizou-se no passado domingo, 12 de Dezembro, a festa de Natal do Externato Nossa Senhora dos Remédios, instituição de ensino que este ano comemora 50 anos.

Actualmente com cerca de 400 alunos, a Direcção do Externato Nossa Senhora dos Remédios, deu conta durante da Festa de Natal, que encheu a Sala de Espectáculos do Unidos do Tortosendo, do repúdio perante a decisão do Conselho de Ministros que aprovou um decreto-lei tendo em vista a renegociação dos contratos entre o Ministério da Educação.

Os encarregados de educação presentes aproveitara a oportunidade para darem conta do seu descontentamento perante a decisão do Governo e assinaram a petição que as 93 escolas com contrato de associação farão chegar ao Presidente da República e Assembleia da República.

Já no passado dia 5 de Dezembro o Externato Nossa Senhora dos Remédios se fez representar numa reunião no Colégio de Calvão, Vagos (Aveiro) onde Milhares de pessoas se uniram para uma manifestação em defesa das escolas católicas, face às medidas anunciadas pelo Governo para o ensino particular e cooperativo, onde sob o lema “Pela escolha da educação, contra a imposição!”, o padre Querubim Silva, presidente da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC), defendeu a importância de “valorizar este património cultural construído a pulso, por Escolas de iniciativa particular”. Nessa mesma reunião, Jorge Cotovio, secretário-geral da APEC os 36 anos de democracia afirmou que “ainda não foram suficientes para se aprender que o Estado tem a obrigação de garantir a educação para todos, mas não tem que ser somente ele (nem principalmente ele) a prestar esse serviço”. Também o ex-director regional de Educação do Centro, José Manuel Silva, na qualidade de pai, incentivou os que, como ele, estão indignados contra o que o Governo, a “força da reacção”, quer fazer. Já para D. António Marcelino, bispo emérito de Aveiro e actual responsável da Comissão Episcopal de Educação Cristã, “o povo é quem mais ordena” e se o exercício de poder não for um serviço, torna-se num abuso, que tem de ser denunciado e corrigido por cidadãos conscientes e activos.

O Externato Nossa Senhora dos Remédios vai continuar reivindicar juntamente com os encarregados de educação o direito "Pela escolha da educação, contra a imposição"

No âmbito das actividades de Natal o Externato Nossa Senhora dos Remédios celebra, nas suas instalações, na próxima quinta feira, 16 de Dezembro, pelas 11.00 horas, a Eucaristia Natalícia presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, seguindo um almoço de Natal para qual estão convidados todos os encarregados de educação e onde será uma vez mais manifestada a indignação perante o facto de estar a ser colocado em causa o direito à liberdade de escolha.