sábado, 20 de março de 2010

Preço da água estável em 2011


Assegura Carlos Pinto

Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, disse na Assembleia Municipal realizada na passada sexta-feira, 12, que o plano sobre as tarifas estabelecido com o parceiro privado está praticamente executado, pelo que após 2011 não estão previstos os aumentos que têm acontecido até agora.

O autarca abordou o assunto após ter sido questionado sobre os recentes aumentos das facturas pelo socialista José Miguel Oliveira e pelo comunista Vítor Reis Silva.


Segundo Carlos Pinto o aumento médio foi de 3 por cento. O autarca referiu ainda que nos dois primeiros escalões, aqueles com maior número de consumidores, o preço da água não aumentou.

Confrontado com gráficos apresentados por José Miguel Oliveira, onde estavam patentes as subidas nas tarifas, o presidente da autarquia acentuou os investimentos feitos. “Em 1998, quando voltei à câmara, o abastecimento no concelho era de 68 por cento, os resíduos só 30 por cento e o saneamento tinha dez por cento tratado. Doze anos depois temos cem por cento das casas com água potável, recolha de resíduos e saneamento. Quando se parte para a análise de custos sem se falar nisto, não se sabe do que se está a falar”, argumentou.

Carlos pinto fez ainda referência à proposta das novas tarifas do sistema multimunicipal Águas do Zêzere e Côa. “Aos preços de 2010, nos três metros cúbicos, Castelo Branco está à frente da Covilhã. Mas é mais barata que na Guarda e que no Fundão. Com as alterações, nos três centímetros cúbicos, a Covilhã passa para a mais barata”.

Noticia retirada do jornal: Notícias da Covilhã.