segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pedido de um leitor do dominguisoblog...

Eu como cidadão da nossa aldeia venho relembrar algumas promessas estabelecidas pelo presidente actualmente à frente da nossa aldeia e também efectuar algumas criticas.
Pedimos então ao Sr. presidente José Minhoto que coloque uma paragens à frente da igreja na paragem de autocarros, pois no inverno é inadmissível que estejam crianças e idosos à chuva à espera de um autocarro, enquanto na praia fluvial do dominguizo estejam algumas paragens ao abandono.
Agradecíamos também que seja colocada novamente uma passadeira no mesmo sitio onde anteriormente estava colocada em frente à igreja, pois haverá muitos idosos a atravessar aquela estrada em horas da missa e também muitos jovens.
Também queremos referir a especial atenção à espécie de "sucata" que começa a ser formada na praia fluvial devido ao lixo que começa a ser depositado.
Esperemos também que o adro seja o mais rápido possível iluminado e também o largo da paragem de autocarros, pois poderá ocorrer mais facilmente actos de vandalismo. Estas obras ficaram por acabar esperemos não ter de esperar mais 4 anos para serem terminadas.
Aguardamos também pelo inicio da construção da prometida piscina.
Para acabar uma especial atenção para a lixeira existente na rua cimo do povo nas casas em ruínas.

Como cidadão quero contribuir para o bem estar de todos os dominguizences e só expondo e debatendo ideias conseguiremos ultrapassar alguns obstáculos.

Sem mais atenciosamente:

João Duarte

TÁXIS DO CONCELHO


Já se encontram em circulação os primeiros táxis que aderiram à campanha de promoção "Covilhã, Cidade 5 estrelas".
Esta acção, iniciada durante o mês de Janeiro, foi resultado de um Protocolo de Colaboração entre o Município da Covilhã e os taxistas do Concelho.
Os táxis, com o logótipo colado nas portas da viatura, desempenham um papel activo de parceria nas diversas vertentes de actuação da Câmara Municipal, nomeadamente em termos de divulgação turística e cultural, comunicação de avarias ou questões de sinalização, anomalias na via pública e colaboração na preservação dos espaços e jardins públicos. Em contrapartida, a Câmara Municipal da Covilhã atribui, a cada um deles, uma comparticipação anual.


Noticia retirada do blog:
Do torto sendo eu

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Paragem sem tecto!!...



Vou deixar aqui uma chamada de atenção, que ao fim de tantas obras de requalificação feitas na aldeia, se telhão esquecido (de um tecto) para paragem dos autocarros, custa me ver as crianças e adultos, ter que esperar pelo autocarro á chuva e ao vento frio, que se tem sentido nestes dias de inverno, e ver que algumas dessas pessoas e crianças, serem obrigadas abrigarem-se nos cafés mais próximos.

Deixo aqui esta chamada de atenção, a quem de direito, possa resolver a curto prazo este problema.
Obrigado.

Donativos para o Haiti.

Organizações portuguesas que estão a aceitar donativos para o Haiti

Cáritas Portuguesa – pode fazer donativos na conta "Cáritas Ajuda Haiti", com o NIB 003506970063000753053 da Caixa Geral de Depósitos

Cruz Vermelha Portuguesa – pode fazer donativos para o Fundo de Emergência da organização em vários bancos, indicados no site http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/, ou por telefone para o número 760 20 22 22 de atendimento automático (custo da chamada é de 0,60€ + IVA)

Ajude a Missão de emergência da AMI no Haiti – contribua para esta missão através do NIB: 0007 001 500 400 000 00672 Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços

Associação Amurt – contribua para esta organização através da conta na CGD. NIB: 0035 2168 00020393630 21 ou cheque à ordem de Amurt - Associação de Apoio Social e Humanitário, enviados para Rua Visconde de Santarém, nº 71 3º andar, Sala 1 1000 - 286 Lisboa. Mais informações em http://www.amurt.pt/donativos

Angariação de Fundos "Emergência no Haiti" da Oikos – contribua para esta campanha com transferências bancárias para o NIB: 0035 0355 00029529630 85, em conta da Caixa Geral de Depósitos.

Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura – os donativos poderão ser feitos através do número bancário 0033.0000 45207093568 05 e os bens alimentares não perecíveis e medicamentos devem ser entregues na sede da associação, na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em Lisboa.

Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência – foi aberta uma conta destinada a recolher donativos para respostas de emergência (0046 0017 00600031123 74).

Rede Miqueias (de igrejas evangélicas) – campanha SOS Haiti – donativos para a conta 0697 6358 596 30, da Caixa Geral de Depósitos (NIB - 0035 0697 0063 5859 63074)

Campanha de angariação de fundos "SOS Haiti" para apoiar a Cruz Vermelha, da Bolsa de Valores Sociais, projecto promovido pela Euronext Lisbon, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação EDP – pode contribuir registando-se na plataforma, em www.bvs.org.pt, como investidor social, seleccionar a opção "SOS Haiti" e escolher montande a doar e a forma de pagamento que pretende utilizar.

domingo, 10 de janeiro de 2010

A COVILHÃ VAI COMEMORAR COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA OS 140 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE.


CERIMÓNIA DE INSTALAÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO 140º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DA COVILHÃ A CIDADE

No dia oito de Janeiro, Sexta-feira, pelas 12:00 horas, tomou posse, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Comissão Executiva para as celebrações dos 140 Anos de Elevação da Covilhã a Cidade.

A Comissão Executiva ficou constituída da seguinte forma:
Presidente da Comissão Executiva, Senhor Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco Craveiro de Sousa,
Senhor Dr. Luís Manuel Carreira Fiadeiro, Coordenador Geral das Comemorações
Senhor Dr. José Pinheiro Fonseca
Senhor Dr. Pedro Miguel Santos Farromba
Senhora Dra. Maria Filomena Palma Cordeiro Pires de Figueiredo Gomes
Senhora Dr.ª Elisa Calado Pinheiro
Senhor Prof. Doutor José Eduardo Cavaco
Senhor Dr. Carlos Manuel Dias Madaleno
Senhor Prof. António João Pinto Pires
Senhor Pedro Jorge Rodrigues Cardoso Paiva
Senhor Prof. Doutor António Carreto Fidalgo
Senhora Dr.ª Merícia Maria Andrade dos Passos
Senhor Prof. Joaquim António Matias
Senhor Enf.º Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais
Senhor Jerónimo Carvalho Barata
Senhor Carlos do Carmo Martins
Senhor Dr. Victor Manuel Tomás Ferreira
Senhora Profª Maria de Lurdes Pereira Batista Pinto Lourenço
Fonte: C.M.C.
Noticia retirada de: Do torto sendo eu

A neve chegou em força!!




É lindo ver a nossa pequena aldeia vestida de branco novamente,ao fim de tantos anos!...

Cai neve novamente!!!....

















A neve caía desde 10:40 de hoje com intensidade na nossa pequena aldeia de Dominguiso.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Antes e Depois!!...

Ao finalizar este ano de 2009 não podia de deixar aqui, algumas fotografias das obras realizadas da nossa aldeia.

domingo, 27 de dezembro de 2009

O nosso madeiro

A Junta de freguesia de Dominguiso, este ano tomou uma nova iniciativa, oferecer cacau quente a todos aqueles, que gostam de passar um bom bocado com os amigos, ao pé do madeiro da aldeia.
Aqui deixo algumas fotografias.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Quinta São Tiago.

Quinta São Tiago” para um bom Natal



A SOCIEDADE Agrícola da Quinta de São Tiago (SAQST), propriedade dos empresários José Carlos e Valdemar Costa Pais, apresentou na passada segund a-feira, em estreia nacional e na presença do “Jornal do Fundão”, o mais recente vinho da empresa.Com um rótulo com o mesmo nome da sociedade, “Quinta de São Tiago”, trata-se de um vinho de reserva tinto, de quatro castas, que promete ser uma nova estrela no quadro dos novos produtos vitivinícolas da região, com condições para constituir um êxito comercial. No entender de José Carlos Costa Pais “é um vinho de gama alta que vai surpreender o mercado em termos de qualidade”. O reserva tinto “Quinta de São Tiago” esteve a estagiar durante nove meses em casta de carvalho francês e mais dois meses na garrafa, revelou o empresário covilhanense. Desta primeira produção resultaram 25 mil garrafas das quais 10 mil vão ser exportadas para os Estados Unidos, acrescentou Costa Pais. O novo reserva tinto começou ontem, quarta-feira, dia 9, a ser comercializado mas apenas na loja da adega da Quinta de S. Tiago (QST), propriedade da empresa. Dentro de dias poderá também ser adquirido no circuito comercial normal, nomeadamente nas grandes superfícies comerciais da região, como Pingo Doce, Continente e Intermarché ao preço por unidade de 7,50 euros. A QST, situada nos limites da freguesia de Tortosendo e Dominguiso, tem adega própria no âmbito de um projecto empresarial que Costa Pais considera inovador na região, incluindo uma loja de venda ao público. De resto o empresário convida todos os consumidores a visitarem as modernas e exemplares instalações da QST. “Quem quiser pode visitar as instalações da quinta para ver como e onde é feito o vinho, onde estagia e o que está a beber”, adiantou. O reserva “Quinta S. Tiago” insere-se num projecto iniciado há cerca de uma década pela SAQST e onde está incluída a marca “ Tranca da Barriga”, com duas variedades de vinho tinto, lançadas em Abril, e branco e rosé, estes distribuídos no mercado comercial em Junho. Com uma produção de 250 mil garrafas, os vinhos “Tranca da Barriga”, já chegaram aos mercados internacionais, designadamente Angola, França, Suíça e Inglaterra. “Cerca de 70 por cento está a ser exportado, tem sido um sucesso”, refere José Carlos. O “Tranca da Barriga” pode também ser encontrado nas grandes superfícies comerciais. “O mercado nacional não tem espaço para absorver mais vinho porque todos os dias estão a aparecer marcas novas”, sustenta o conhecido empresário da Covilhã que não tem dúvidas em afirmar que “o futuro dos vinhos portugueses passa pela exportação”.

Noticia Retirada: Jornal do Fundão.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Neve no Dominguiso


No passado domingo por volta das 20h30 começou a nevar intensamente, mas durante a noite começou a chover. Apesar do contratempo da chuva ainda acordamos com neve à porta de casa e pelo que estou a deslumbrar da varanda, o nevão está por toda a Cova da Beira, não como vemos nesta foto que já tem uns anos valentes, mas deu para relembrar, esses anos passados quando a neve descia cá abaixo á nossa pequena aldeia ...

Fotografia retirada do site não oficial de:
João Fernando Simões Baptista

domingo, 20 de dezembro de 2009

A vinda do país natais motards, ao c.s.j.m.j



Solidariedade na Covilhã.
Vinte pais-natal percorreram algumas aldeias da Covilhã, de moto, para distribuir presentes por algumas instituições. Levaram brinquedos e roupa, mas, sobretudo, palavras amigas.
Uma dessas instituições,foi o Centro Social Jesus Maria José de Dominguiso,a onde tambem se encontram crianças em regime de internato,para alem das outras crianças que o frequentam.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Festa de Natal


Cilc para aumentar:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Banco Alimentar bate recorde de dádivas


Banco Alimentar bate recorde de dádivas.
A solidariedade da Beira Interior permitiu angariar ajuda para cerca de quatro mil pessoas. Nunca, aqui, foram doados tantos alimentos

A SOLIDARIEDADE não tem rosto, mas tem peso. E a solidariedade da região pesa muito... exactamente 45.183 quilos de alimentos recolhidos este fim-de-semana pelos voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) junto de superfícies comerciais dos concelhos de Belmonte, Covilhã (Tortosendo), Fundão, Guarda, Seia, Gouveia e Sabugal.

Estas 45 toneladas marcaram também, à 16.ª campanha, o recorde das dávidas ao banco alimentar. Foram mais cinco toneladas em relação à campanha de Natal de 2008. Paulo Pinheiro, um dos responsáveis por esta estrutura de solidariedade, destaca esta “generosidade em tempos de crise”, onde as pessoas sentem “que têm que se pôr a pensar nos outros, porque vêem que à volta as coisas estão muito más”.

As doações não fugiram muito ao standard, também traduzido aos pedidos feitos pelo banco alimentar da região, mas com uma ressalva “havia mais enlatados de peixe, que é um produto particularmente caro”. De resto, as habituais presenças em grande quantidade de massa, arroz, leite, salsichas, cereais, bolachas, feijão, azeite e óleo.

Os alimentos recolhidos e armazenados por cerca de 300 voluntários irão agora ser distribuídos pela população carenciada da região através de 40 instituições de solidariedade social que os farão chegar a cerca de quatro mil pessoas, muitas delas crianças.

Esta iniciativa do Banco Alimentar da Cova da Beira integrou uma acção nacional de todos os Bancos Alimentares Contra a Fome, que recolheram no último fim-de-semana um total de 2.498 toneladas de géneros alimentares junto de 1323 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu. A quantidade agora recolhida supera largamente os números da que foi realizada em Novembro de 2008, ano em que foram recolhidas 1.908 toneladas. Este ano as dádivas aumentaram 31 por cento.

Retirado do site: Jornal do Fundão

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dominguiso Solidário.


Clic para aumentar:

sábado, 28 de novembro de 2009

Bancos dos sonhos


O Serra Shopping da Covilhã, em parceria com o moto clube da Covilhã, fomenta o banco dos sonhos, uma acção de angariação de brinquedos e roupas que decorre no piso 0 daquele espaço comercial, durante todo o período de funcionamento do centro.

Para construir o banco de sonhos e tornar o Natal das crianças mais alegre e divertido a partir de hoje e até 6 de Dezembro, os visitantes do Serra Shopping podem deixar o seu donativo que reverte inteiramente a favor de duzentas crianças, pertencentes a instituições locais, nomeadamente o centro social Jesus Maria José do Dominguiso, Infantário Capuchinho Vermelho do Tortosendo e a casa do Menino Jesus, da Covilhã.

No dia 19 de Dezembro os presentes serão entregues pelos motards do moto clube da Covilhã nas suas motos e atrelado em formato trenó. De acordo com os responsáveis do Serra Shopping, a acção conta com a presença de 40 Pais Natal do moto clube que distribuirão os presentes angariados.

Já foi removido...

È só para dizer que o cão que se encontrava morto á beira da estrada, como já foi noticiado na Quarta-feira 25 de novembro, já foi removido pela a autarquia, aqui fica os agradecimentos.
Obrigado.

Banco alimentar contra a fome da cova da beira


Este fim-de-semana
O Banco Alimentar da Cova da Beira promove este fim-de-semana, no sábado, 28, e domingo, 29, em diferentes superfícies comerciais dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda, Seia, Gouveia e, pela primeira vez, Sabugal, a sua campanha de Natal de recolha de alimentos.

Esta é já a 16ª vez que a iniciativa se realiza. A primeira foi já em Maio de 2002. Ao longo destes anos todos, o Banco Alimentar conseguiu reunir cerca de 413 toneladas de alimentos, distribuídos por população carenciada da região, através de 40 instituições de solidariedade social. Ao todo já foram apoiadas cerca de três mil e 800 pessoas, das quais 840 são crianças.

O Banco Alimentar da Cova da Beira, para o seu regular funcionamento, conta com cerca de 20 voluntários permanentes, mas nesta campanha estarão envolvidos cerca de 300 voluntários, desde quem aborda a população à porta dos hipermercados, até quem pesa, regista e arruma os alimentos no armazém, bem como quem os distribui pelas várias instituições.

Em comunicado, a estrutura diz que “no momento de crise e desemprego actual, os alimentos distribuídos pelo Banco Alimentar fazem a diferença para um elevado número de famílias”. O Banco apela à maior recolha possível de alimentos e pede às pessoas que ofereçam alimentos não perecíveis, especialmente leite, óleo, azeite, enlatados, feijão, grão, açúcar e farinha.

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira, na última campanha, realizada em Maio, foram angariadas 36 toneladas de produtos alimentares. Nela participaram cerca de 500 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 25 supermercados onde foi organizada a recolha.
Noticia retirada:Jornal de Notias da Covilhã

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pedido de um leitor...

Gostaria de pedir à Junta de Freguesia de Dominguiso que metesse as fotos do concerto dado no Polidesportivo.....ASS- Fábio Guilherme
Muito obrigado.