domingo, 25 de abril de 2010

Falta de limpeza!!!...






Velho por este meio deixar um pedido de atenção já que, quem de direito, deixa passar ao lado certos assuntos que são para bem de todos, já varias vezes tenho aqui deixado várias noticias referente a situações de lixos abandonados, pois bem aqui vou deixar mais um pedido de atenção, já que tanta gente passa neste sitio e nada faz que esta situação se resolva, pois bem, na estrada que liga o campo de futebol com o poli desportivo encontram-se uns calções velhos deixados ao pé dos contentores do lixo, onde já se encontram á várias semanas como podem ver nas fotos, muita gente passa neste local a pé, e até mesmo os empregados que trabalham para a própria Junta de Fregusia têm passado por ali, não se disignão a limpar o local, ora se apropria Junta de Freguesia, participou á pouco tempo no programa limpar Portugal, como mesmo esta própria junta não consegue limpar a sua própria aldeia, se as pessoas que lá trabalham fossem mais responsáveis não era preciso andar sempre a falar destes casos, deixo aqui a meu descontentamento e minha opinião.
»»opinião deixa pelo um leitor do dominuisoblog««

domingo, 4 de abril de 2010

quarta-feira, 31 de março de 2010

Vinho “Solidário” Dominguiso


Vinho com o rótulo e marca “Dominguiso” é um novo produto da Casa Almeida Garrett apresentado ao público na sede da Junta de Freguesia de Dominguiso.


Está apresentado o “Dominguiso”, um vinho com Denominação de Origem Controlada (DOC), de colheita seleccionada de 2007, que estará no mercado durante os próximos quatro anos. O seu lançamento resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Dominguiso, a empresa distribuidora António Ezequiel, Lda., e a Casa Garrett. A finalidade deste projecto passa por contribuir com um donativo para as duas instituições de solidariedade social existentes naquela freguesia do concelho da Covilhã; o Centro de Assistência Social do Dominguizo e o Centro de Assistência Social Jesus Maria José.
A sessão de apresentação teve o seu início pelas 18 horas e esteve a cargo do presidente da Junta de Freguesia e do Centro de Assistência Social de Dominguiso, José Minhoto. O autarca adiantou que “esta iniciativa solidária é mais uma das que já nos habituou António Ezequiel, uma vez que dos três euros, custo de cada garrafa, 50 cêntimos revertem a favor do Centro de Assistência Social Jesus Maria José e Centro de Assistência Social do Dominguizo, o primeiro dedicado à infância e juventude e o segundo à terceira idade”. Em sua opinião, este será “um grandioso contributo para as aspirações dos centros sociais, pois ambos ambicionam por instalações novas, o Centro Social Jesus Maria José que há muito procura um terreno compatível para a construção de uma nova creche e o Centro de Assistência Social do Dominguiso a construção de um lar, que permita o regresso à nossa terra dos nossos idosos dispersos por lares do distrito”.
“A iniciativa do projecto partiu de um grupo de jovens do Dominguiso que fazem parte das direcções da junta de freguesia e do centro de assistência social, nomeadamente, de Nuno Ezequiel, que criou o rótulo e a marca”, explica o António Ezequiel.
“Este vinho é composto por três castas: Toriga Nacional, Tinta Ruriz e Trincadeira que estagiou 10 meses em barris de carvalho francês, o que permitiu desta forma obter um vinho DOC com aroma a fruta madura e muito equilibrado, que podemos dizer de excepção”. “Ele destina-se ao mercado nacional mas também ao ‘mercado da saudade’” designado como o mercado dos emigrantes, refere o empresário. França, Suíça e Alemanha, são agora alguns dos países de comercialização, “estando nas nossas previsões de vendas no primeiro ano 20 mil garrafas e atingir nos quatro anos as 120 mil” comentou António Ezequiel.
O preço de venda, “é um preço social que está abaixo do preço do mercado para um vinho desta qualidade, por haver uma colaboração entre o produtor e a minha empresa de distribuição, de modo a que o preço final de três euros seja um preço competitivo com outros vinhos de qualidade, e permita assim atingir os objectivos de vendas e poder angariar no final da campanha 60 mil euros como donativo para as duas instituições sociais, 30 mil euros para cada uma”, acrescentou o António Ezequiel.
Quem também estava muito satisfeita com esta iniciativa era a “Irmã” Maria do Céu, directora do Centro Social Jesus Maria José. “É uma iniciativa muito positiva que veio numa altura muito oportuna em que a instituição vive momentos muito difíceis para manter a sua actividade”, sublinhou aquela responsável. O centro social, “tem 74 crianças, 14 do Centro de Acolhimento Temporário, onde aguardam um projecto de vida”, comentou a directora.
Noticia retirada do site: urbietorbi.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Tentativa de assalto...


Esta madrugada o café Ponto 4, fui vitima de uma tentativa de assalto por volta das 5 horas da manhã, mas tudo não passou mesmo disso, de uma tentativa de assalto, tudo devido, porque os seus proprietarios deram conta do assalto, impedindo que os larápios levassem as suas intenções avante, deixando para trás, danos avultados, mas o prejuisos ainda não foram rentabilizados, a G.N.R foi chamada ao local e tomou conta da aucorrência.

sábado, 20 de março de 2010

Preço da água estável em 2011


Assegura Carlos Pinto

Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, disse na Assembleia Municipal realizada na passada sexta-feira, 12, que o plano sobre as tarifas estabelecido com o parceiro privado está praticamente executado, pelo que após 2011 não estão previstos os aumentos que têm acontecido até agora.

O autarca abordou o assunto após ter sido questionado sobre os recentes aumentos das facturas pelo socialista José Miguel Oliveira e pelo comunista Vítor Reis Silva.


Segundo Carlos Pinto o aumento médio foi de 3 por cento. O autarca referiu ainda que nos dois primeiros escalões, aqueles com maior número de consumidores, o preço da água não aumentou.

Confrontado com gráficos apresentados por José Miguel Oliveira, onde estavam patentes as subidas nas tarifas, o presidente da autarquia acentuou os investimentos feitos. “Em 1998, quando voltei à câmara, o abastecimento no concelho era de 68 por cento, os resíduos só 30 por cento e o saneamento tinha dez por cento tratado. Doze anos depois temos cem por cento das casas com água potável, recolha de resíduos e saneamento. Quando se parte para a análise de custos sem se falar nisto, não se sabe do que se está a falar”, argumentou.

Carlos pinto fez ainda referência à proposta das novas tarifas do sistema multimunicipal Águas do Zêzere e Côa. “Aos preços de 2010, nos três metros cúbicos, Castelo Branco está à frente da Covilhã. Mas é mais barata que na Guarda e que no Fundão. Com as alterações, nos três centímetros cúbicos, a Covilhã passa para a mais barata”.

Noticia retirada do jornal: Notícias da Covilhã.




sábado, 13 de março de 2010

Multas aos peões infractores ?

Como sabem, a partir da semana que vem, a policia vai começar a multar os peões que não atravessem nas passadeiras.
Mas na avenida 1ºde Maio junta ao largo da igreja, chamou-me á atenção a seguinte curiosidade, a existência de um sinal de perigo de aproximação de passadeira para peões, mas esta não existe nem a 50mts nem a 500mts, como podem ver na foto
tirada, agora com o aumento anunciado pelas autoridades da fiscalização onde vão passar esses peões? Se ocorrer algum acidente a lamentar quem deve ser responsabilizado: o condutor, o peão ou a autarquia; onde puseram a passadeira existente aos uns meses atrás? Deixo esta questão no ar.

Em primeiro lugar não acredito que a medida avance e em segundo lugar a medida devia ser acompanhada com a criação de mais passadeiras e a remarcação das já existentes!

Sendo assim, pede-se o favor a quem de direito, de marcar de novo as mesmas, obrigado...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Calçada nova !!!!...ou calçada velha!!!!....

Foi com enorme espanto que me deparei com esta situação.(Calçada do largo ao polidesportivo)




Como é possível com as obras finalizadas ainda nem a um ano têm, e a calçada já se encontra neste estado lastimável, peço aqui a quem de direito tente resolver esta situação, para que o dinheiro gasto nesta obra de requalificação da calçada não seja dinheiro mal gasto.
Fotos enviadas por um leitor do blog: Anónimo
Clic para aumentar:

domingo, 28 de fevereiro de 2010

760 100 999 - Linha de Ajuda para a Madeira


Cada chamada é um contributo de 50 cêntimos. Uma iniciativa conjunta das rádios da Media Capital: Rádio Comercial, Cidade Fm, M80, Best Rock, Romântica, Rádio Clube e também Cotonete. 760 100 999. Cada chamada custa 60 centimos + IVA (a diferença é para custos das operadoras)

Ajude sem sair de casa...

Inverno rigoroso




Com o inverno tão rigoroso que tem sido este ano, o rio Zêzere já começou a a subir e a sair do sei leito natural, como podem ver nestas fotografias.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Novo posto médico!!...

Já foi encontrado uma nova localização para a abertura do novo posto médico de Dominguiso, vai ficar localizado na Avenida 1ºde Maio nas antigas instalações da pastelaria Rosa, o actual posto médico vai continuar a funcionar na sede da Junta de Freguesia de Dominguiso até que as obras estejam concluídas.
Clic para aumentar.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Outro forte nevão cobre a paisagem de Dominguiso Segunda-Feira, 15 de Fevereiro de 2010, vesperas de Entrudo.


Parece que este ano os nevões vieram para ficar por mais tempo, como aconteceu esta madrugada de domingo para segunda feira.
Ver este acoradar magnifico, este manto branco por todo o nosso Dominguiso.
Palavras para quê!...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Desfile Etno-Cultural ENSR - 2010

“Os 100 anos da República e os 140 anos da Covilhã”

À semelhança de anos anteriores, vai a Comunidade Educativa do Externato de Nossa Senhora dos Remédios – Tortosendo, realizar no dia 14 de Fevereiro de 2010, pelas 15h, um desfile Etno-Cultural cujo tema é “Os 100 anos da República e os 140 anos da Elevação da Covilhã a Cidade”.

Esta actividade, que se reactivou no ano anterior com grande sucesso, após um interregno de sete anos, pretende encher de alegria e cor as ruas do Tortosendo com cerca de 600 figurantes, onde não faltarão os carros alegóricos, filarmónicas, grupos de bombos, Zés Pereiras, tunas e muito mais.

Somos uma escola do presente, virada para o futuro. Dar-nos-á muito prazer a presença de todos aqueles que connosco queiram reviver ao vivo o que foram os 100 anos da República bem como os 140 anos da Cidade da Covilhã.

Deixo aqui assim esta sugestão a todos os antigos alunos e também a toda a população em geral.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pedido de um leitor do dominguisoblog...

Eu como cidadão da nossa aldeia venho relembrar algumas promessas estabelecidas pelo presidente actualmente à frente da nossa aldeia e também efectuar algumas criticas.
Pedimos então ao Sr. presidente José Minhoto que coloque uma paragens à frente da igreja na paragem de autocarros, pois no inverno é inadmissível que estejam crianças e idosos à chuva à espera de um autocarro, enquanto na praia fluvial do dominguizo estejam algumas paragens ao abandono.
Agradecíamos também que seja colocada novamente uma passadeira no mesmo sitio onde anteriormente estava colocada em frente à igreja, pois haverá muitos idosos a atravessar aquela estrada em horas da missa e também muitos jovens.
Também queremos referir a especial atenção à espécie de "sucata" que começa a ser formada na praia fluvial devido ao lixo que começa a ser depositado.
Esperemos também que o adro seja o mais rápido possível iluminado e também o largo da paragem de autocarros, pois poderá ocorrer mais facilmente actos de vandalismo. Estas obras ficaram por acabar esperemos não ter de esperar mais 4 anos para serem terminadas.
Aguardamos também pelo inicio da construção da prometida piscina.
Para acabar uma especial atenção para a lixeira existente na rua cimo do povo nas casas em ruínas.

Como cidadão quero contribuir para o bem estar de todos os dominguizences e só expondo e debatendo ideias conseguiremos ultrapassar alguns obstáculos.

Sem mais atenciosamente:

João Duarte

TÁXIS DO CONCELHO


Já se encontram em circulação os primeiros táxis que aderiram à campanha de promoção "Covilhã, Cidade 5 estrelas".
Esta acção, iniciada durante o mês de Janeiro, foi resultado de um Protocolo de Colaboração entre o Município da Covilhã e os taxistas do Concelho.
Os táxis, com o logótipo colado nas portas da viatura, desempenham um papel activo de parceria nas diversas vertentes de actuação da Câmara Municipal, nomeadamente em termos de divulgação turística e cultural, comunicação de avarias ou questões de sinalização, anomalias na via pública e colaboração na preservação dos espaços e jardins públicos. Em contrapartida, a Câmara Municipal da Covilhã atribui, a cada um deles, uma comparticipação anual.


Noticia retirada do blog:
Do torto sendo eu

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Paragem sem tecto!!...



Vou deixar aqui uma chamada de atenção, que ao fim de tantas obras de requalificação feitas na aldeia, se telhão esquecido (de um tecto) para paragem dos autocarros, custa me ver as crianças e adultos, ter que esperar pelo autocarro á chuva e ao vento frio, que se tem sentido nestes dias de inverno, e ver que algumas dessas pessoas e crianças, serem obrigadas abrigarem-se nos cafés mais próximos.

Deixo aqui esta chamada de atenção, a quem de direito, possa resolver a curto prazo este problema.
Obrigado.

Donativos para o Haiti.

Organizações portuguesas que estão a aceitar donativos para o Haiti

Cáritas Portuguesa – pode fazer donativos na conta "Cáritas Ajuda Haiti", com o NIB 003506970063000753053 da Caixa Geral de Depósitos

Cruz Vermelha Portuguesa – pode fazer donativos para o Fundo de Emergência da organização em vários bancos, indicados no site http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/, ou por telefone para o número 760 20 22 22 de atendimento automático (custo da chamada é de 0,60€ + IVA)

Ajude a Missão de emergência da AMI no Haiti – contribua para esta missão através do NIB: 0007 001 500 400 000 00672 Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços

Associação Amurt – contribua para esta organização através da conta na CGD. NIB: 0035 2168 00020393630 21 ou cheque à ordem de Amurt - Associação de Apoio Social e Humanitário, enviados para Rua Visconde de Santarém, nº 71 3º andar, Sala 1 1000 - 286 Lisboa. Mais informações em http://www.amurt.pt/donativos

Angariação de Fundos "Emergência no Haiti" da Oikos – contribua para esta campanha com transferências bancárias para o NIB: 0035 0355 00029529630 85, em conta da Caixa Geral de Depósitos.

Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura – os donativos poderão ser feitos através do número bancário 0033.0000 45207093568 05 e os bens alimentares não perecíveis e medicamentos devem ser entregues na sede da associação, na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em Lisboa.

Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência – foi aberta uma conta destinada a recolher donativos para respostas de emergência (0046 0017 00600031123 74).

Rede Miqueias (de igrejas evangélicas) – campanha SOS Haiti – donativos para a conta 0697 6358 596 30, da Caixa Geral de Depósitos (NIB - 0035 0697 0063 5859 63074)

Campanha de angariação de fundos "SOS Haiti" para apoiar a Cruz Vermelha, da Bolsa de Valores Sociais, projecto promovido pela Euronext Lisbon, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação EDP – pode contribuir registando-se na plataforma, em www.bvs.org.pt, como investidor social, seleccionar a opção "SOS Haiti" e escolher montande a doar e a forma de pagamento que pretende utilizar.

domingo, 10 de janeiro de 2010

A COVILHÃ VAI COMEMORAR COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA OS 140 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE.


CERIMÓNIA DE INSTALAÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO 140º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DA COVILHÃ A CIDADE

No dia oito de Janeiro, Sexta-feira, pelas 12:00 horas, tomou posse, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Comissão Executiva para as celebrações dos 140 Anos de Elevação da Covilhã a Cidade.

A Comissão Executiva ficou constituída da seguinte forma:
Presidente da Comissão Executiva, Senhor Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco Craveiro de Sousa,
Senhor Dr. Luís Manuel Carreira Fiadeiro, Coordenador Geral das Comemorações
Senhor Dr. José Pinheiro Fonseca
Senhor Dr. Pedro Miguel Santos Farromba
Senhora Dra. Maria Filomena Palma Cordeiro Pires de Figueiredo Gomes
Senhora Dr.ª Elisa Calado Pinheiro
Senhor Prof. Doutor José Eduardo Cavaco
Senhor Dr. Carlos Manuel Dias Madaleno
Senhor Prof. António João Pinto Pires
Senhor Pedro Jorge Rodrigues Cardoso Paiva
Senhor Prof. Doutor António Carreto Fidalgo
Senhora Dr.ª Merícia Maria Andrade dos Passos
Senhor Prof. Joaquim António Matias
Senhor Enf.º Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais
Senhor Jerónimo Carvalho Barata
Senhor Carlos do Carmo Martins
Senhor Dr. Victor Manuel Tomás Ferreira
Senhora Profª Maria de Lurdes Pereira Batista Pinto Lourenço
Fonte: C.M.C.
Noticia retirada de: Do torto sendo eu

A neve chegou em força!!




É lindo ver a nossa pequena aldeia vestida de branco novamente,ao fim de tantos anos!...

Cai neve novamente!!!....

















A neve caía desde 10:40 de hoje com intensidade na nossa pequena aldeia de Dominguiso.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Antes e Depois!!...

Ao finalizar este ano de 2009 não podia de deixar aqui, algumas fotografias das obras realizadas da nossa aldeia.